Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Normalização - Normas Técnicas

1) A importância das Normas Técnicas
Desde que o primeiro comitê técnico da International Organization for Standardization (ISO) foi instalado, para padronizar ranhuras em parafusos e assim evitar desperdícios de material e dinheiro na Segunda Guerra Mundial, a entidade não parou mais, lançando-se à normalização de produtos que hoje fazem parte do cotidiano da maioria dos habitantes do planeta, como cartões de crédito, teclado de computador e o sistema GSM de telefones celulares.Por sinal, no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas já se dedicava a esta atividade desde 1940 e nestes 67 anos tem oferecido enorme contribuição para o desenvolvimento do País. Em 2004, publicou a norma ABNT NBR 16001, que oferece requisitos para Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, que reforçou sua indicação para coordenar, com a Suécia, a elaboração da futura norma ISO 26000.

2) O processo de criação de uma Norma
São elaboradas em sete passos básicos: 1° - A sociedade manifesta a necessidade de uma norma; 2° - O Comitê Brasileiro (CB) analisa e inclui no seu programa de Normalização Setorial; 3° - É criada uma Comissão de Estudo (CE) com a participação voluntária dos diversos segmentos da sociedade (produtores, consumidores e neutros); 4° - A Comissão de Estudo elabora um Projeto de Norma; 5° - O Projeto de Norma é submetido à votação nacional entre os associados da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e demais interessados; 6° - As sugestões recebidas após a votação são analisadas pela Comissão de Estudo, em seguida é aprovada como Norma Brasileira; 7° - Finalmente a Norma Brasileira é impressa.

3) O processo de avaliação de uma nova tecnologia para a qual não existe norma especificas
As normas técnicas desenvolvidas sobre um novo produto ou serviço, deverão ser feitas apenas após a sociedade ter opinião formada sobre o mesmo à um determinado tempo como alguns anos. Mesmo que não haja normas, uma nova tecnologia não pode deixar de ser comprada ou até mesmo usada, pois isso acarretaria o retardamento do desenvolvimento da indústria.

4) Certificação de um produto
Consiste na emissão de marcas e certificados de conformidade para as empresas que demonstram que um produto, serviço ou sistema de gestão atende às Normas aplicáveis, sejam nacionais, estrangeiras ou internacionais. O processo de certificação envolve uma entidade certificadora que atesta que determinado produto, processo ou empresa cumpre determinada norma técnica.

Um comentário:

  1. Receba Grátis e sem compromisso até 6 orçamentos de Construção Reforma e outros serviços para sua casa ou empresa são vários prestadores cadastrados você economiza tempo e dinheiro sem sair de casa WWW.MUNDODAREFORMA.COM.BR

    ResponderExcluir